domingo, 15 de junho de 2008

Artigos para Reflexão

Caros internautas, a partir deste momento você terá oportunidade de ler alguns artigos da coordenação da EMEIF João Paulo II, eles falam um pouco sobre o nosso trabalho, as nossas reflexões e você poderá opinar sobre elas. Espero contar com a contribuição de todos. Logo abaixo você lerá o nosso primeiro artigo que fala sobre “a menina dos nossos olhos”: O projeto de leitura. O próximo será sobre sessão de estudos e apostilas de produção de texto.
Um abraço, Gláucia.

Projeto de Leitura e Biblioteca Ambulante: uma experiência que dá certo.

Um dos principais desafios da escola atual é estimular as crianças e jovens a descobrir o universo maravilhoso da leitura, dessa afirmação podemos constatar que parece ser algo fácil, tendo em vista o acervo literário enviado às escolas pelo MEC nos últimos anos. Entretanto quem conhece de perto a realidade das escolas percebe que não é tão simples assim. Entregar o livro a uma criança e a um jovem ou limitar a leitura ao livro paradidático, obrigatório das escolas particulares, não é garantia de que se vai atingir o objetivo de fomentar o gosto pela leitura, mas impor uma obrigação que pode se transformar em algo penoso. Como também deixar o estudante a vontade para tirar um livro de empréstimo na biblioteca pode ser privilégio de poucos, e nem mesmo assim não há garantia de transformá-lo em um leitor. E, no caso dos alunos de escolas publicas, ainda é algo mais preocupante tendo em vista que muitos não tem acesso a livros, revistas e jornais no seu contexto familiar.
Foi a partir dessa reflexão que redimensionamos o projeto de leitura da EMEIF João Paulo II, que a cada ano vem sendo reformulado a partir dos acertos e erros dos anos anteriores. Inicialmente tínhamos pensado em oportunizar o contato de leitura para as nossas crianças a um maior número possível de gêneros textuais, elegendo um a cada mês, não no sentido de estudar apenas este eleito a cada mês, mas de possibilitar as trocas entre as salas de aula dos estudos feitos com um gênero. A esse momento denominamos de culminância dos gêneros. A titulo de exemplo, ao estudar os contos e as fábulas, cada sala ficava encarregada de apresentar para as outras salas o resultado do que foi estudado com: dramatizações, debates, elaborações de textos produzidos por eles, entre outros, desde a Educação Infantil até a 5ª série.
Essa etapa foi muito importante por ter proporcionado o incentivo as leituras desses gêneros, mas percebemos que precisávamos ir mais adiante, além disso, precisávamos, juntamente com essa ação, de algo que desse mais acesso as crianças ao acervo de livros da escola, principalmente os livros enviados pelo projeto UNIESCOLA. Na nossa compreensão um acervo maravilhoso que tem livros dos diversos autores da literatura infantil e cearense. Para nós era angustiante ver aqueles livros dentro do armário sem serem utilizados por todos. E com certeza o diagnóstico das turmas apressou ainda mais esse novo olhar sobre o projeto de leitura. Constatamos que muitas crianças tinham dificuldades em leitura e interpretação de textos e como conseqüência em produção textual. Fato conhecido de todos, mas que causou preocupação porque já há algum tempo estamos almejando acabar com o analfabetismo escolar de nossa escola. Tomamos algumas decisões, entre elas implementamos a biblioteca ambulante, para nós idéia inovadora, já que tem formato diferente das existentes em outras instituições. A idéia é, além de levar os livros até a sala de aula para apreciação, leitura e empréstimo, criar uma atividade de abertura, em que o professor responsável irá motivar as crianças a entrar no mundo da leitura e dos livros. E assim muitas idéias foram surgindo e ao nos reunirmos (coordenação, professora Raquel, responsável pelo projeto, como também contamos com a valiosa contribuição dos professores Marcus e Juracy) criamos a fada das letras para interagir com as crianças da Educação Infantil a 3ª série e a Bruxa Hildegarda para as 4ª e 5ª séries. Além dessas foram pensadas outras atividades e a tenda da leitura, outro espaço que também foi pensado para a biblioteca ambulante, atualmente na EMEIF João Paulo II existe esse espaço em caráter oficial.
A experiência é muito interessante por que comprovou todas as reflexões anteriores e atingiu os nossos objetivos. Não posso afirmar que em sua totalidade porque para isso tem que ter o envolvimento do professor regente da sala visitada, mas posso afirmar que em boa parte com certeza nós tivemos sucesso. As crianças ficavam ansiosas e aguardando o dia destinado a sua sala, faziam trocas de livros, queriam mais de um livro para levar para casa, os pais, os vizinhos liam para as crianças da Educação Infantil e para aquelas que ainda estavam em processo de alfabetização. Realmente foi um sucesso, porque envolveu e motivou muitas pessoas.
Acredito que um aspecto importante para a qualidade da escola pública, seja o envolvimento do grupo e as trocas de idéias e experiências, porque muitas das idéias e dos projetos de nossa escola se devem ao fato de termos professores e pessoas que compartilham, enriquecem e complementam o que inicialmente é apenas uma idéia e se transforma em um sonho realizado. Como dizia Paulo Freire “ ninguém se educa sozinho, as pessoas se educam em comunhão”. O mais importante dessa experiência talvez seja que sabemos onde queremos chegar e como iremos chegar, a cada passo, a cada momento, a cada encontro. Esta caminhada será determinante, enriquecedora, tanto para o educando como para o educador, portanto, fica aqui um convite especial a todos, vamos entrar neste mundo das letras, das idéias e dos sonhos.


Gláucia Soares Lessa
Supervisora Escolar da EMEIF João Paulo II

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