segunda-feira, 26 de maio de 2008

Coordenação Pedagógica

A EMEIF João Paulo II conta com o serviço de coordenação pedagógica desde o ano de 2004. Fazem parte da coordenação pedagógica a supervisora escolar Gláucia Soares Lessa e a orientadora educacional Francilíbia Cunha Frota Teixeira. A prioridade de suas ações está focada na melhoria do ensino e numa educação de qualidade social. Estas metas perpassam pela formação continuada do professor, além da formação integral do aluno. Nesta perspectiva, a coordenação pedagógica está oportunizando e acompanhando as seguintes formações a serviço de seu corpo docente.
Para a Educação Infantil e 1ªs séries, estudos sobre literatura infantil, encabeçados pela professora Alessandra Raquel. Para as 2ªs séries, oficinas de estudo com a professora Elizabeth Bastos, focando a linguagem oral e escrita numa perspectiva construtivista de alfabetização e letramento. Para as 3ªs, 4ªs e 5ªs séries será ministrado um curso de produção textual, leitura e escrita, por Gláucia e Francilíbia. Seu objetivo maior, além da apropriação pelo professor desse conhecimento, é levá-lo a uma reflexão crítica do seu fazer pedagógico diário para que, a partir de então, ele possa avançar em seu desenvolvimento profissional.
Na busca de despertar o interesse e o amor das crianças pela leitura, criou-se um local na escola especialmente para esse fim: A Tenda da Leitura. Nela, as crianças têm a oportunidade de ouvir histórias, expressarem-se sobre elas quando sentirem vontade e levarem em forma de empréstimo livros de literatura infantil para casa.
Lá estão sendo formados, a partir desse ano, grupos de teatro infanto-juvenis nos turnos da manhã e da tarde para atender os alunos no contra turno. O objetivo da formação desses grupos teatrais é poder desenvolver os talentos e habilidades inatas, dar acesso às crianças com dificuldades de aprendizagem a possibilidade de despertar o prazer e o interesse pela leitura, além de favorecer a socialização dos alunos portadores de NEE, dos outros alunos e também dos tímidos e acanhados.
Duas são as professoras que estão coordenando esses grupos teatrais. A professora Aurila no turno da manhã e a professora Raquel no turno da tarde.
Com o intuito de superar as dificuldades de aprendizagem das 3ªs séries (universo em que se diagnosticou maior índice de alunos não alfabetizados), desenvolve-se um projeto de Sala de Leitura que tem a frente a professora Elizabeth Bastos.
Ao longo dessa trajetória de trabalho muitos desafios foram vencidos e muito se avançou pedagogicamente, no entanto, a conquista maior dessa equipe ainda está em processo; acabar com o analfabetismo escolar nesta instituição de ensino.
Francilíbia Cunha Frota Teixeira
Orientadora Educacional

Nenhum comentário: